"Existo onde não penso"
Sigmund Freud

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Imaturidade Emocional e o Ciúme



Quantas vezes assistimos esta cena, ou até mesmo às vezes, somos o próprio protagonista?
O que leva uma pessoa a ter este tipo de comportamento?

A imaturidade emocional é um problema para muitas pessoas, e neste caso, o ato de ficar se autopromovendo para o parceiro, acaba sendo uma pedra no meio da relação.

A falta de segurança pessoal reflete em sua relação com seu parceiro. A baixa autoestima faz com que ele se sinta menor e inseguro dentro de uma relação. E daí aparecem alguns comportamentos que buscam aliviar esta angústia.

O exibicionismo pode ser um indício de que esta pessoa está insegura. 

A insegurança faz com esta pessoa fantasie um ambiente de "competição". Sua baixa autoestima faz com que ela se situe do lado do time perdedor, se sentindo impotente frente ao seu parceiro. Mas ao falar sobre as investidas que recebeu de outra pessoa, ou se comportando como o galanteador, vira  o jogo e agora está no outro time, está por cima.

Muitas vezes há um exagero na narrativa ou atuação, e este exagero vem justamente buscar de forma fantasiosa o alívio desta insegurança pessoal. O nível de exagero é proporcional ao nível de insegurança, onde, quanto mais fantasiosa a narrativa, maior a insegurança pessoal e imaturidade emocional da pessoa.

Por que isto acontece?

Neste tipo de comportamento o ego do sujeito se engrandece por dizer ao seu parceiro que é desejado por outras pessoas. Um olhar não é suficiente, ele precisa de outros olhares, e precisa também dizer isto para o seu parceiro. É revelada então uma necessidade de autoafirmação por parte deste sujeito. Ele está tão inseguro de si mesmo que precisa revelar que é desejado por outras pessoas, a fim de, se afirmar como alguém.


           O ato de promover ciúmes revela então a insegurança de quem o promove.


É uma questão pessoal e deve ser trabalhada. É ilusório pensar que com este tipo de comportamento o parceiro o verá com um olhar diferente, com um olhar de respeito. Até porque quem age deste jeito não busca o olhar do outro, mas sim uma resposta pessoal. É válido lembrar que a questão é pessoal, e que a insegurança está em quem atua de forma presunçosa.

As ameaças e histórias sobre estar sendo desejado por outra pessoa não fará com que seja mais desejado pelo parceiro. Este tipo de comportamento pode ser fatal para a relação, podendo levar a relação à falência. Não é válido penalizar a relação por um comportamento imaturo como este.

Se for pra falar a dois que seja pra falar de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário